Obrigado Por Visitar Cão Amigão!

Nosso objetivo é ajudar entender a psicologia canina e técnicas de adestramento, para ajuda-lo ser um bom dono(líder) e conquistar o respeito e atenção do seu amigão. Sua participação é muito importante para melhorar o conteúdo do site. Partícipe!!!


terça-feira, 2 de agosto de 2011

2 Cães São Melhores Do Que 1?

2 cães são melhor do que 1?Para os amantes de cães, a resposta pode parecer óbvia: sim, são! Mas na verdade há vários aspectos a considerar quando se pensa em adquirir um segundo cão. O que mais preocupa os donos é garantir a boa relação entre os dois animais. Os donos devem estar presente quase sempre nos primeiros meses de adaptação, mas qual a probabilidade de se entenderem? veja algumas respostas.



Compatibilidade de Temperamento

A adição de um novo cão em casa deve depender sobretudo do animal já existente. Animais muito submissos ou muito territoriais podem ter problemas com novos companheiros. Os submissos podem sofrer com um novo cão que tente mandar nele e lhe troque as rotinas. Um cão mais territorial pode lutar com o novo cão até que uma hierarquia seja definida. Se nenhum dos cães estiver disposto a ceder, as lutas podem-se tornar um problemão.

Se tiver um cão equilibrado as hipóteses de adaptação a um novo cão são mais favoráveis. Os cães confiantes sem serem muito territoriais ou submissos aceitam mais facilmente um novo cão.

Necessidades Semelhantes

Outro aspecto importante a considerar é o de que os animais devem ter necessidades semelhantes. Exercício, disposição para a brincadeira, etc.

Se tiver um cão de colo, a necessidade de exercício é muito menor do que se tiver um retriever ou um cão pastor. Por exemplo, enquanto que um Border Collie necessita de fazer longas caminhadas, estas podem ser exaustivas para um Lulu da Pomerânia e carregar este ao colo enquanto exercita o outro ou deixá-lo em casa podem trazer atritos na relação entre os dois cães.

Se tiver um espaço onde possa exercitar os cães conforme as necessidades de cada um, o problema é ultrapassado. Contudo, se viver na cidade e depender das caminhadas, esta questão pode tornar-se num problema.

Um cão mais calmo pode-se sentir incomodado com um cão que quer constantemente brincar. É importante garantir que os cães têm o descanso de que necessitam e também as brincadeiras que gostam. A falta de descanso pode tornar um cão mais irritante e, se for pressionado o suficiente, pode mesmo tornar-se agressivo para com o cão mais insistente. O cão que não tem a brincadeira que necessita pode vingar-se nos móveis de casa, entre outros. Ao escolher dois cães que gostam de dormir e brincar nas mesmas proporções, está a favorecer o bom entendimento entre eles e também a manter o mobiliário de casa a salvo.

Tamanho

Ao escolher um novo cão, tenha alguma atenção na diferença de tamanho. Se tem um cão muito pequeno, evite que o novo cão seja muito grande e vice-versa. Misturar um Yorkshire e um Dogue Alemão fazem com que as brincadeiras entre eles sejam difíceis de gerir. Os cães não necessitam de ter o mesmo tamanho, mas para evitar que se possam magoar ao brincar, o ideal é terem um porte semelhante em adultos.

A diferença de tamanho entre um cão adulto e um cachorro não é contudo razão para impedir que um novo cão para dentro de casa. Os primeiros 2 meses devem ser de vigilância, mas rapidamente o cachorro começa a crescer e a conseguir interagir com o outro cão de igual para igual.

Macho ou Fêmea?

Introduzir em casa um novo cão adulto é mais complicado do que introduzir um cachorro. Dois machos ou duas fêmeas seriam a melhor opção para evitar cruzamentos indesejados, mas se são dois animais adultos, é preferível juntar um macho e uma fêmea, castrando o macho ou esterilizando a fêmea. 

Se vai adquirir um cachorro, o sexo não é relevante em termos de compatibilidade com o animal adulto. Mas se escolher um cachorro com o sexo oposto ao do que já tem em casa, deve castrar/esterilizar um deles.

Idade

É mais fácil fazer com que o cão que já se encontra na casa aceite um cachorro, mas isto aplica-se a cães jovens ou adultos. Os cães idosos podem sofrer bastante com um novo cachorro em casa, não só porque lhes falta alguma paciência para as brincadeiras dos mais novos, mas também porque fisicamente muitas vezes já não os conseguem acompanhar. Nestes casos, é mais aconselhável adquirir um cão adulto.  

Um novo cachorro é melhor aceito por adultos, mas haverá sempre uma luta pelo principal lugar na hierarquia, quando este atingir a idade adulta. Frequentemente dá-se o caso de o cachorro passar a ser o líder da matilha quando cresce. Por já se conhecerem, estas lutas não costumam ser tão violentas mesmo que sejam entre animais do mesmo sexo. Cabe ao dono estar atento e adaptar o seu comportamento à mudança de posição ocupada pelos cães, onde neste caso o dono deve-se mostrar o líder na matilha. Outro ponto importante, é sempre deve-se alimentar primeiro o cão mais velho(primeiro cão) e depois os outros cães, para evitar brigas.

0 comentários:

Postar um comentário