Obrigado Por Visitar Cão Amigão!

Nosso objetivo é ajudar entender a psicologia canina e técnicas de adestramento, para ajuda-lo ser um bom dono(líder) e conquistar o respeito e atenção do seu amigão. Sua participação é muito importante para melhorar o conteúdo do site. Partícipe!!!

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Ensinar Fazer Xixi e Coco No Lugar Correto!

Antes de iniciar este treinamento é fundamental saber escolher bem o local onde o filhote irá permanecer, deverá ser um local seguro, calmo, pouco barulho e bem arejado, esse espaço não precisa ser muito grande de preferência uma área de 3m2 fechado por cercados para cães que podem ser encontrados facilmente na internet ou em pet shops.







Cercado

O cercado irá ajudar centralizar o local das “sujeiras” facilitando a limpeza, educando o filhote onde será seu território e ajudando fazer as necessidades no local correto. Após a montagem do cercado, irá precisar definir o local das "sujeiras" e descanso. Uma dica é montar o local das necessidades próximo ao ralo, irá  ajudar muito na limpeza. Na figura ao lado segue um bom exemplo de como planejar o espaço. "Veja exemplo Foto" utilizando madeira e telas. Repare que o cercado foi utilizado em um local de fácil limpeza, onde esta separando o local de descanso, evitando assim que o filhote se suje, é muito importante deixar o local de descanso do lado oposto do canto das necessidades. No local das necessidades é aconselhável que utilize tapetes absorventes encontrados nos pet shops ou jornais aplicando um pouco de  pipi dog(somente no inicio quando filhote), se for utilizar o jornal é aconselhável que umedeça. 






Dica: Seu cão rasga o jornal que você deixou para marcar o local do xixi? Já tentou umedecer o jornal? Tente molhar o jornal. O jornal seco costuma chamar atenção do filhote quando rasgado,  a maioria deles adora rasgar papel. Com o jornal molhado irá ajudar fixar o jornal na posição correta e evitar que faça aquele barulhinho irresistível que chama a atenção de qualquer filhote.


O cão sempre irá procurar um local longe da sua área de descanso e refeição para as necessidades, os filhotes costuma fazer as necessidades apos uns 15 a 30 minutos pós refeição, é importante reservar um pouco do seu tempo para estar por perto quando fazer as necessidades, sempre que fazer no local correto faça festa e brinque com ele. Quando fazer no local errado fale "NÃO" bem forte para ele entender que esta fazendo no local errado, dessa forma ele irá compreender rapidamente onde fazer as necessidades. Lembre-se que os filhotes não tem controle total sobre suas necessidades, por isso pode fazer as necessidade em locais indesejados caso estiver longe do local correto. Para evitar esse problema o cercado é fundamental para o aprendizado.


O ideal é manter o filhote confinado em um período de quinze dias ou até perceber que já esta fazendo as necessidades no local correto. Veja exemplo:




Não precisa deixar seu filhote confinado o dia todo, afinal você irá precisar brincar com ele dentro e fora do cercado, exercitá-lo para gastar bastante energia, mas fique atendo para não esgotar seu filhote, um dos sinais de cansaço é língua para fora,  deitar ou sentar constantemente. Os filhotes costumam dormir bastante, então tente respeitar este momento para que  ele possa se recuperar  e voltar a brincar novamente. “Cão Cansado é Cão Feliz”, Cesar Millan

Lembre-se, sempre que for deixar seu filhote fora do cercado, é muito importante que faça uma vistoria de todo o local por onde ele irá circular, identificando todos os objetos (plantas venenosas, produtos de limpeza, lixos, etc.) que possa causar algum perigo.  Tente acompanhar seu filhote durante algum tempo, ficando atendo quais com os objetos que chama atenção dele, assim poderá identificar de forma fácil e tomar uma ação preventiva para evitar qualquer dano ao filhote ou com seus objetos.

Filhotes amam roer, roer e roer, por causa desse problema esteja preparado para perder aqueles sapatos prediletos que você deixa espalhados pela casa, a culpa é nossa, se o filhote danificou sua porta, roeu seu sapato, bagunçou o lixo, Jamais punir seu filhote ou bate nele, se fazer algo que é errado, punir com uma voz forte e a utilizando algumas palavras negativas(não, feio, heiiii, xiuuuu, etc), logo ele irá perceber que esta fazendo algo errado e poderá utilizar esta técnica sempre que for necessário para evitar que o filhote faça algo que não goste.



Acessórios e Brinquedos



Tigelas – as melhores são de alumínio/inox ou porcelana por manter a água e a comida mais frescas, as tigelas de plásticos são mais baratas, porém, dura pouco e não recomendo para filhotes, pois terá o risco de soltar algum pedaço de plástico quando mordido, podendo ser digerida pelo filhote ou até mesmo machucar sua boca dependendo da espessura do material da tigela. Troque a água pelo menos três vezes ao dia, mesmo utilizando um bebedor para cães, é sempre importante ter água fresca e limpa, dessa forma poderá evitar doenças ou alguma contaminação causadas pela água parada. De preferência as tigelas pesadas com borrachas no fundo de apoio, essas evita que o filhote vire ou arraste.





Cama – de preferência as camas revestidas por materiais impermeáveis, o local do filhote tende ser um local úmido, se usar uma material que absorve água será difícil de higienizar e irá logo perceber o mau cheiro, pois os filhotes suja as patas nos xixis e nas fezes  que acabaçam sendo absorvida pela caminha. Caso achar que o filhote possa passar frio, tente utilizar uma camiseta sua que ajuda o filhote acostumar com seu cheiro ou algum toalha, dessa forma poderá remover para limpeza toda vez que apresentar maus cheiro e mantendo sempre o local limpo, sem ter aquele cheirinho desagradável de cachorro molhado por perto.








Brinquedos – Existe uma variedade muito grande no mercado para qualquer bolso, para os filhotes procure comprar os brinquedos emborrachados que tenha alguma área para eles coçar as gengivas, tente variar bastante os brinquedos. Um local para comprar brinquedos, são nas lojas de crianças, lá poderá encontrar um bom  brinquedo emborrachado que faz barulho quando pressionado, e o melhor de tudo, não tóxicos.  Você pode utilizar bolinhas vermelhas que tem um furo no centro para poder colocar algum petisco dentro, desta forma irá atrair atenção do seu filhote e estimular o olfato. Varie os brinquedos com cores fortes (azul, vermelho e amarelo). Brinquedos de cores azuis são mais fáceis de identificar que as vermelhas, que se destacam menos, e por isso podem ser usadas para estimular o olfato e as azuis para estimular a visão.




Nos próximos artigos, irei abordar melhor sobre os brinquedos.

Texto publicado por Luiz Pinheiro,
por favor, se for copiar este poste  mencione o author e site.

6 comentários:

Anônimo disse...

Olá, gostei muito do site, ótimas dicas...Gostaria de saber onde eu encontro para comprar um cercado igual a esse. Poderiam passar o lugar para o meu email: f.faustini@uol.com.br
Obrigado e parabéns...
Fernando

Bart Gogo disse...

Onde encontramos o cercado?

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Cão Amigão disse...

Cercado é bem simples de ser feito, basta ter um bom marcineiro ou alguém que tenha algum tempo para montar uma quadrado de madeira conforme o espaço e fechar com telas que podem ser encontrados em qualquer home center.

Emilia Maciel Sandei disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Tadeu dos Santos disse...

Moro no andar térreo de condomínio popular da COHAB, situado na região leste, apartamentos geminados, dois por andar, com área externa. O ralo de escoamento fica do meu lado, cerca de um metro da porta.

Os vizinhos do lado adotaram uma cachorra adulta por amizade e devido ao falecimento da sua dona que morava no apartamento da frente ao nosso, no mesmo prédio, porque os familiares e parentes da falecida não a quiseram. Acontece que ela faz grossas necessidades fecais, de madrugada ou logo pela manhã próximo a minha porta, mesmo quando colocam jornais. Geralmente neles ela faz apenas xixi.

Eu acordo cedo, eles não. Às vezes ao arrumar a casa preciso colocar alguma coisa para fora e tenho que ficar esperando. Ou se deixo algo para fora parece que estou tomando espaço alheio. Dias passados ela estranhou o entregador de gás, que ao tentar se desvencilhar pisou nas fezes.

Penso que nestes casos e espaços, lugar de cachorro é dentro do apartamento. E como adultos ser educado a fazer suas necessidades no banheiro, em local reservado ou treinado para aguardar seus donos o chamarem para tal. Está correto esta linha de raciocínio? Qual o melhor procedimento a sugerir? Não quero criar casos nem parecer implicante.

No passado tive cães quando morava em casa com quintal. Sei o trabalho que dão e infindável paciência que devemos ter para com eles. Ao mudar para apartamento me privei deles (aproveitando o fato que o último tive morreu por ter comido sapo) para não incomodar ninguém. Até eu tive que passar por um processo de reeducação na nova moradia, por conta dos muitos hábitos e manias que trouxe das anteriores.

Peço sugestões porque estou me sentindo invadido e lesado com tal situação, a qual não fui consultado para opinar a respeito. Ainda mais agora que estou ficando mais em casa e com tempo para observar e consultar alternativas. Adotaram o cão, mas ao que parece da porta pra fora.

Postar um comentário