Obrigado Por Visitar Cão Amigão!

Nosso objetivo é ajudar entender a psicologia canina e técnicas de adestramento, para ajuda-lo ser um bom dono(líder) e conquistar o respeito e atenção do seu amigão. Sua participação é muito importante para melhorar o conteúdo do site. Partícipe!!!


segunda-feira, 7 de agosto de 2023

Ensinar Fazer Xixi e Coco No Lugar Correto!

Antes de iniciar esse treinamento, é fundamental escolher cuidadosamente o local onde o filhote irá ficar. Deve ser um ambiente seguro, tranquilo, com pouco barulho e bem arejado. Não é necessário que esse espaço seja muito amplo; idealmente, uma área de aproximadamente 3m², delimitada por cercados para cães, é suficiente. Esses cercados podem ser facilmente encontrados online ou em lojas especializadas para animais de estimação.







Cercado

O cercado auxiliará na centralização do local das "sujeiras", facilitando a limpeza, educando o filhote sobre o território e ajudando-o a fazer suas necessidades no lugar adequado. Após montar o cercado, será necessário determinar a área para as "sujeiras" e o descanso. Uma sugestão é posicionar o local das necessidades próximo a um ralo, o que tornará a limpeza mais fácil. Na figura ao lado, temos um bom exemplo de como planejar o espaço. (Consulte a foto de exemplo) utilizando madeira e telas. Note que o cercado foi colocado em uma área de limpeza conveniente, separando o espaço de descanso para evitar que o filhote se suje. É crucial posicionar a área de descanso no lado oposto da área de necessidades.

Na área das necessidades, é aconselhável utilizar tapetes absorventes encontrados em lojas de produtos para animais ou jornais, aplicando um pouco de atrativo canino (especialmente no início, quando o filhote estiver se adaptando). Se optar pelo uso de jornais, é recomendável umedecê-los.

Dica: Se o seu cão rasgar o jornal que você colocou para marcar o local do xixi, já tentou umedecê-lo? Tente molhar o jornal. O jornal seco costuma atrair a atenção do filhote quando rasgado, já que muitos adoram rasgar papel. Com o jornal úmido, ele ficará fixo na posição correta e evitará o barulho tentador que chama a atenção de qualquer filhote.

Os cães sempre procurarão um local distante de suas áreas de descanso e alimentação para suas necessidades. Os filhotes costumam fazer suas necessidades cerca de 15 a 30 minutos após a refeição. É importante reservar um tempo para estar próximo quando eles precisarem, e sempre elogie e brinque com eles quando usarem o local correto. Se fizerem no lugar errado, repreenda com um "NÃO" firme para que entendam que estão errando. Isso os ajudará a aprender rapidamente onde devem fazer suas necessidades. Lembre-se de que os filhotes ainda não têm total controle sobre suas necessidades, por isso podem errar o local se estiverem longe do correto. Para evitar isso, o cercado é fundamental durante o período de aprendizado.

O ideal é manter o filhote confinado por cerca de quinze dias ou até perceber que ele está utilizando o local correto para suas necessidades. Veja o exemplo:




Não é necessário manter seu filhote confinado durante todo o dia, afinal, você precisará brincar com ele tanto dentro quanto fora do cercado, proporcionando exercícios para gastar sua energia. No entanto, fique atento para não exauri-lo. Alguns sinais de cansaço incluem ficar com a língua para fora, deitar-se ou sentar-se frequentemente. Filhotes tendem a dormir bastante, então é importante respeitar esses momentos para que possam se recuperar e voltar a brincar em seguida. Como disse Cesar Millan, "Cão cansado é cão feliz".

Lembre-se de que, ao deixar seu filhote fora do cercado, é crucial fazer uma inspeção minuciosa de todo o ambiente em que ele circulará. Identifique objetos como plantas venenosas, produtos de limpeza, lixo, entre outros, que possam representar algum perigo. Acompanhar o filhote por um tempo enquanto explora pode ajudá-lo a reconhecer quais objetos chamam sua atenção, permitindo que você tome medidas preventivas para evitar qualquer dano ao filhote ou aos objetos.

Os filhotes adoram roer, roer e roer. Devido a esse comportamento natural, esteja preparado para perder aqueles sapatos favoritos que você deixa por aí. A responsabilidade é nossa, e se o filhote danificar uma porta, roer um sapato ou bagunçar o lixo, nunca devemos puni-lo ou agredir fisicamente. Se ele fizer algo inadequado, repreenda-o com uma voz firme e use algumas palavras negativas ("não", "feio", "heiiii", "xiuuuu", etc.). Com o tempo, ele entenderá que está fazendo algo errado e você poderá utilizar essa técnica sempre que necessário para evitar comportamentos indesejados.


Acessórios e Brinquedos



Tigelas: As opções ideais são as feitas de alumínio, aço inoxidável ou porcelana, pois mantêm a água e a comida mais frescas. As tigelas de plástico são mais econômicas, mas tendem a não durar tanto, e eu não as recomendo para filhotes. Isso se deve ao risco de que pedaços de plástico se soltem quando o filhote as morder, podendo ser ingeridos ou até mesmo ferir sua boca, dependendo da espessura do material. Troque a água pelo menos três vezes ao dia, mesmo que esteja utilizando um bebedouro para cães. Manter água fresca e limpa é essencial para prevenir doenças e contaminações decorrentes da água parada. Prefira tigelas mais pesadas, com base de borracha para evitar que o filhote as vire ou arraste. Isso ajuda a manter a área de alimentação mais organizada e evita desperdício.





Cama: É recomendável optar por camas revestidas com materiais impermeáveis. O espaço onde o filhote fica costuma ser um local úmido, e se você utilizar um material que absorve água, a higienização se tornará difícil e logo notará o mau cheiro se instalando. Isso acontece porque os filhotes sujam suas patas no xixi e nas fezes, o que acaba sendo absorvido pela cama. Se você sentir que o filhote pode sentir frio, uma boa opção é usar uma camiseta sua, que ajudará o filhote a se familiarizar com o seu cheiro. Outra alternativa é utilizar uma toalha. Isso permitirá que você remova facilmente para limpeza sempre que houver mau cheiro, mantendo o local sempre limpo e evitando o incômodo cheiro de cachorro molhado.






Brinquedos: O mercado oferece uma ampla variedade de brinquedos para todos os bolsos. Ao escolher brinquedos para filhotes, é aconselhável comprar aqueles feitos de borracha que possuem áreas para coçar as gengivas, pois isso é benéfico para os filhotes em fase de dentição. Procure variar bastante os tipos de brinquedos para manter o interesse do filhote.

Uma boa opção é explorar lojas de produtos infantis para adquirir brinquedos emborrachados que produzem sons quando pressionados. Além disso, esses brinquedos geralmente são não tóxicos, o que é importante para a segurança do filhote.

Outra alternativa são as bolinhas vermelhas com um furo no centro, que podem ser recheadas com petiscos. Isso atrairá a atenção do filhote e estimulará o seu olfato, proporcionando uma atividade de enriquecimento mental. Lembre-se de variar os brinquedos com cores fortes como azul, vermelho e amarelo. Brinquedos de cor azul são mais fáceis de serem identificados em relação aos vermelhos, que tendem a se destacar menos. Portanto, você pode usar os brinquedos vermelhos para estimular o olfato e os brinquedos azuis para estimular a visão..




Nos próximos artigos, irei abordar melhor sobre os brinquedos.

Texto publicado por Luiz Pinheiro,
por favor, se for copiar este poste  mencione o author e site.

6 comentários:

Anônimo disse...

Olá, gostei muito do site, ótimas dicas...Gostaria de saber onde eu encontro para comprar um cercado igual a esse. Poderiam passar o lugar para o meu email: f.faustini@uol.com.br
Obrigado e parabéns...
Fernando

Unknown disse...

Onde encontramos o cercado?

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Como Treinar Seu Amigão disse...

Cercado é bem simples de ser feito, basta ter um bom marcineiro ou alguém que tenha algum tempo para montar uma quadrado de madeira conforme o espaço e fechar com telas que podem ser encontrados em qualquer home center.

Unknown disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Cabeças Falantes disse...

Moro no andar térreo de condomínio popular da COHAB, situado na região leste, apartamentos geminados, dois por andar, com área externa. O ralo de escoamento fica do meu lado, cerca de um metro da porta.

Os vizinhos do lado adotaram uma cachorra adulta por amizade e devido ao falecimento da sua dona que morava no apartamento da frente ao nosso, no mesmo prédio, porque os familiares e parentes da falecida não a quiseram. Acontece que ela faz grossas necessidades fecais, de madrugada ou logo pela manhã próximo a minha porta, mesmo quando colocam jornais. Geralmente neles ela faz apenas xixi.

Eu acordo cedo, eles não. Às vezes ao arrumar a casa preciso colocar alguma coisa para fora e tenho que ficar esperando. Ou se deixo algo para fora parece que estou tomando espaço alheio. Dias passados ela estranhou o entregador de gás, que ao tentar se desvencilhar pisou nas fezes.

Penso que nestes casos e espaços, lugar de cachorro é dentro do apartamento. E como adultos ser educado a fazer suas necessidades no banheiro, em local reservado ou treinado para aguardar seus donos o chamarem para tal. Está correto esta linha de raciocínio? Qual o melhor procedimento a sugerir? Não quero criar casos nem parecer implicante.

No passado tive cães quando morava em casa com quintal. Sei o trabalho que dão e infindável paciência que devemos ter para com eles. Ao mudar para apartamento me privei deles (aproveitando o fato que o último tive morreu por ter comido sapo) para não incomodar ninguém. Até eu tive que passar por um processo de reeducação na nova moradia, por conta dos muitos hábitos e manias que trouxe das anteriores.

Peço sugestões porque estou me sentindo invadido e lesado com tal situação, a qual não fui consultado para opinar a respeito. Ainda mais agora que estou ficando mais em casa e com tempo para observar e consultar alternativas. Adotaram o cão, mas ao que parece da porta pra fora.

Postar um comentário