Obrigado Por Visitar Cão Amigão!

Nosso objetivo é ajudar entender a psicologia canina e técnicas de adestramento, para ajuda-lo ser um bom dono(líder) e conquistar o respeito e atenção do seu amigão. Sua participação é muito importante para melhorar o conteúdo do site. Partícipe!!!


terça-feira, 25 de outubro de 2011

Ensinar Regras De Higiene Para Cães Adultos


Muitas vezes as situações de treino de um cão adulto estão associadas a adaptações. Cães não ensinados a fazer as necessidades na rua é muitas vezes comprometida porque os donos estão convencidos de que não é possível ensinar um cão adulto as regras higiénicas da casa.

É possível treinar um cão adulto, com alguma paciência, muita consistência e uma boa dose de brincadeira à mistura.
Se pensarmos bem, treinar um cão com dois meses leva também o seu tempo. Nesta idade os cães não conseguem ainda controlar as necessidades e necessitam que o corpo se transforme para poderem cumprir as vontades do dono. Por isso, paciência e consistência aplica-se tanto no treino de um cão jovem como de um adulto.

Partindo do princípio que o cão adulto não tem qualquer problema urinário, o treino deve começar desde cedo. O cão vai necessitar de algum tempo para se adaptar à nova casa e como já é adulto, os donos têm de conquistar a sua confiança. Por isso castigos e palmadas devem ser logo postos de parte. Isto faz apenas com que o cão se retraía, ganhe medo dos donos e reaja também agressivamente com eles.

Rotinas

A melhor forma de levar um cão adulto a fazer as necessidades na rua é apostar nos passeios e nas guloseimas. Os cães são animais de rotina, por isso comece por criar horários fixos dos passeios. Nos passeios, o cão vai inevitavelmente fazer xixi, nem que seja para marcar o território. Quando o fizer, recompense-o com uma guloseima (um pedaço de fruta, ou guloseimas próprias para cães), fale com voz meiga ou brinque com ele. Faça isto sempre que o cão fizer as necessidades na rua. Nunca termine o passeio após o cão ter feito as necessidades. Se o fizer, o cão vai passar a associar o fim do passeio, que para ele é um castigo, com as necessidades na rua e vai retardar o mais possível a eliminação de fezes e urina para que possa prolongar o passeio.

Mantenha também uma rotina na alimentação. Ao dar a ração a uma hora determinada está a fazer com que o cão faça as necessidades em intervalos regulares. Isto permite-lhe controlar melhor as horas em que o animal vai fazer necessidades e estar pronto para o levar à rua nesse intervalo de tempo.

Vigilância

Fique atento ao cão e sempre que o vir a cheirar o chão insistentemente e andar em círculos, prepare-se para ir à rua com ele, pois o animal está à procura de um local  para urinar ou defecar.

Jornal

Algo que é indispensável nos primeiros tempos é o jornal para as necessidades. Sempre que vir o cão a fazer necessidades em casa leve-o até ao jornal onde ele deverá continuar a fazer as necessidades. Se conseguir pegar no cão, melhor, caso contrário, pode fazer um barulho que o faça parar, mas sem o assustar, e depois levá-lo para o local indicado, espere finalizar e recompense. 

Conte sempre com necessidades fora do local e resigne-se a limpá-las. Esfregar o nariz do cão no local só faz com que o animal desenvolva medo de fazer necessidades, o que pode originar cropofagia, ingestão das próprias fezes, ou o comportamento de o fazer em locais escondidos. Fale com treinadores ou pessoas que passaram por situações idênticas. 

2 comentários:

Anônimo disse...

Eu fiz isso e funcionou, mas as vezes ele faz fora do jornal, como faço?

Como Treinar Seu Amigão disse...

Tente aumentar o espaço do jornal, evite brigar com ele quando fazer no lugar errado, use algo que ele goste muito para recompensar quando acertar.

Tenha muita paciência, tente estar perto toda vez que fazer as necessidades no local correto, não esqueça de recompensar e comemorar com ele(faça muito festa). Tenho certeza que depois de algumas semanas irá conquistar seu objetivo.

[]s
Boa Sorte!
Cão Amigão

Postar um comentário