Obrigado Por Visitar Cão Amigão!

Nosso objetivo é ajudar entender a psicologia canina e técnicas de adestramento, para ajuda-lo ser um bom dono(líder) e conquistar o respeito e atenção do seu amigão. Sua participação é muito importante para melhorar o conteúdo do site. Partícipe!!!


terça-feira, 1 de novembro de 2011

Como Cortar as Unhas do Seu Cão!



Os cachorros tem suas unhas naturalmente aparadas, pois caminhariam em terrenos menos lisos, lixando-as com frequência. Em casas com chão liso, acaba não gastando as unhas, onde temos expô-los a passeios nas ruas e em terrenos arenosos para poder atender esta necessidade.



Quando os passeios não são constantes e seu cão é muito preguiço para caminhar, as unhas devem ser aparadas com um cortador de unhas ou leva-lo em um petshop ou veterinário para aparar. É muito importante impedir que elas cresçam demais, pois podem prejudicar o animal em diversas formas. Uma delas, é que o animal passa a "pisar" em cima da unha, podendo prejudicar seu movimento e a longo prazo dores na coluna e nas patas. As unhas também podem encravar, pois sem o corte tendem a enrolar e se instalar na "almofadinha" do animal.

Nem todos os animais possuem as unhas do 5º dedo, mas os que as tem, devem ser sempre aparadas. Como não entram em contato com o chão e crescem desmesuradamente, frequentemente encravam na pele e fazem feridas.


Para cortar as unhas é necessário um cortador de unhas específico. As unhas possuem uma parte irrigada (sabugo) facilmente notada nas unhas claras (parte rosada), e que não deve ser cortado . O sabugo é irrigado e ao ser cortado, sofre sangramento e dor no animal. Quando a unha é escura, o sabugo não consegue ser visto, portanto as chances de seu corte são maiores. Por esse motivo, o corte deve ser feito conforme desenho, sempre em sua ponta.



Mesmo com o cuidado necessário, é possível que o sabugo seja cortado. Quando isso acontece, a Fórmula Pet utiliza um produto chamado "estanca sangue" justamente para esse fim. Se isso acontecer em casa, não se desespere. Limpe bem a região com algodão e segure firmemente o local por alguns minutos. Se a pressão sozinha não funcionar, coloque um pouco de sal e mais uma vez repita a operação ou procure um veterinário.

É importante lembrar que, a medida que cortamos as unhas, o "sabugo" se retrai, e o contrário também é verdadeiro quando não cortamos. Portanto, unhas pouco aparadas geralmente terão seus sabugos extendidos, ampliando as chances de sangramento.

Existe um bom video, poré em inglês que ensina como cortar as unhas do seu cão:


0 comentários:

Postar um comentário