Obrigado Por Visitar Cão Amigão!

Nosso objetivo é ajudar entender a psicologia canina e técnicas de adestramento, para ajuda-lo ser um bom dono(líder) e conquistar o respeito e atenção do seu amigão. Sua participação é muito importante para melhorar o conteúdo do site. Partícipe!!!


quarta-feira, 9 de maio de 2012

Treinar Um Cão Em Casa Ou Na Escola


Ao contrário do que se pensa, as escolas de treino de cães ensinam mais o dono do que propriamente o cão. O cão está programado geneticamente para obedecer ao líder. As escolas acabam por ensinar ao dono como assumir-se como líder perante o cão para que este o obedeça.


Hoje em dia é relativamente fácil encontrar informação que ajuda o dono a treinar o cão em casa. Livros com imagens ou vídeos na internet vão revelando todos os truques aos donos.

O que faz com que muitos se questionem sobre a necessidade de levar um cão a uma escola de treino.


As principais vantagens de ir com o seu cão a uma escola são:

  • assumir o compromisso, garantindo que naquela hora está completamente dedicado ao cão, o treino não é interrompido por outras questões mais importantes e não é adiado;
  • poder esclarecer as suas dúvidas com um treinador, não só sobre a obediência básica, mas também sobre qualquer outra questão do comportamento canino;
  • ter um treino adaptado ao seu cão por um profissional que é capaz de perceber o que melhor se adequa ao cão.


Quando se fala no treino do cão, este deve ser sempre feito pelo dono. Não aceite que o treinador faça o treino por si. Deve ser o dono a dar os comandos ao cão, a andar com ele na colera, etc. Isto permite que o cão o veja como líder a si em vez de atribuir esse papel ao treinador e também melhorar a comunicação entre o dono e o cão.



Para treinar seu cão em casa, situações:

  • o dono tem experiência com cães;
  • o cão reconhece o dono como líder;
  • o dono conhece outros cães sociáveis com quem o cão possa ser socializado com confiança;
  • o dono pretende apenas um cão com obediência básica – senta, deita, fica, larga, entre outros comandos.


Na escola de treino é necessária nas seguintes situações:

  • o dono é inexperiente e não sabe como exercer liderança sobre o cão;
  • não encontra informação ou os livros/artigos/vídeos que encontra não se adaptam à sua situação;
  • o dono não conhece outros cães sociáveis ou tem um animal bastante dominante que necessita de uma socialização mais intensa;
  • o dono não sabe resolver um problema de comportamento que o cão apresenta;
  • o cão tem traumas, devido a maus tratos ou negligência, que está com dificuldade me ultrapassar;
  • o dono pretende que o cão pratique agility ou outro desporto canino.

Considerções:

Sempre é bom fazer o treinamento em casa, com a ajuda ou não de um treinador. Se o treino for positivo, baseado na prevenção, na sociabilização e na aprendizagem, o treino começa logo que o cão conhece seu novo lar. Hoje em dia, temos bons livros (por exemplo: Before And After Getting Your Puppy do Dr. Ian Dunbar) é possível criar um cachorro sem que ele desenvolva problemas comportamentais de maior. Claro que quando não investimos desde o início na educação do cachorro, eventualmente os problemas vão surgir e vai ser necessário ajuda de um profissional para correção no comportamental. Ou seja, a escola é um bom complemento, mas a educação do cachorro tem de começar sempre em casa.


0 comentários:

Postar um comentário