Obrigado Por Visitar Cão Amigão!

Nosso objetivo é ajudar entender a psicologia canina e técnicas de adestramento, para ajuda-lo ser um bom dono(líder) e conquistar o respeito e atenção do seu amigão. Sua participação é muito importante para melhorar o conteúdo do site. Partícipe!!!


quinta-feira, 19 de maio de 2011

O Líder da Matilha

Bem, se procurar na Internet, poderá encontrar muitos assuntos a respeito, mas um das melhores explicações que obtive foi através do livro do Cesar Millan - O Encantador de Cães, onde ele aborda muito bem este tema de forma clara, pratica  e com muita abrangência. Mas para aqueles que não tem muito tempo para ler ou comprar este livro, colocamos um resumo sobre o assunto.


O Encantador de Cães
O Encantador de Cães

Editora: Verus

Em "O Encantador de Cães", Cesar Millan o ajudará a compreender a psicologia canina, para que você possa ter uma relação mais rica e recompensadora com o seu cão, fortalecendo os laços entre vocês e eliminando definitivamente os problemas de comportamento 


Cães precisam se sentir seguros para serem realmente felizes, isto significa que eles precisam contar com você para assumir a posição de líder da (matilha/família) ao qual ele pertence. Ser o líder não significa que você deverá dominar fisicamente o seu cachorro. Liderança é uma qualidade mental na qual você estabelece limites sem intimidação. É a capacidade de influenciar os pensamentos e comportamentos do seu cachorro através de ações, gestos e palavras. Sem dúvida que os cães também precisam de amor, mas precisam antes e principalmente de orientação e limites e existe uma grande diferença entre ser amado e ser mimado. Não fará nenhum bem ao seu cachorro viver em uma casa aonde ele consegue tudo o que deseja sendo insistente e exigente. Se você sentir-se confortável na posição de líder benevolente, seu cachorro poderá relaxar e ira amá-lo e idolatrá-lo da melhor maneira, sendo o verdadeiro melhor amigo do homem. 


Existem formas humanas e efetivas de estipular limites sem qualquer intimidação e demonstrar afeto sem mimá-lo. Tenha em mente que amor não esta relacionado com status social e que a maioria dos cachorros sente-se muito mais feliz quando sabem que não são responsáveis por tomar todas as difíceis decisões de responsabilidade do líder. Os cães comportam-se como se preferissem saber que você esta no comando e que podem contar com você para cuidar dos mais diversos assuntos. As instruções abaixo irão ajudá-lo a assumir a liderança e ajudar o seu cachorro a aprender como conseguir tudo o que deseja sendo paciente e educado, ao invés de ser exigente e insistente. 

Se em algum momento o seu cachorro demonstrar qualquer sinal de agressividade (olhar fixo/duro, rosnado, mordida), diga alguma palavra normalmente utilizada para reprovação (procure utilizar a mesma palavra sempre) em tom grave e seco (não grite) e isole ele por algumas horas. Durante um ou dois dias procure ignorá-lo (não fale, olhe ou toque nele) mesmo quando for dar a comida ou levá-lo para passear e siga a risca as instruções abaixo por no mínimo 01 mês. 

O Sucesso é ter muita paciência e não ceder os desejos do seu cão, até ganhar a posição de Líder da Matilha.

Boa Sorte!

0 comentários:

Postar um comentário