Obrigado Por Visitar Cão Amigão!

Nosso objetivo é ajudar entender a psicologia canina e técnicas de adestramento, para ajuda-lo ser um bom dono(líder) e conquistar o respeito e atenção do seu amigão. Sua participação é muito importante para melhorar o conteúdo do site. Partícipe!!!


quarta-feira, 25 de maio de 2011

Não Aguento Mais os Latidos do Meu Cão!

stopping dog barking
Fazer seu cão parar de latir pode ser uma tarefa difícil e demorada. Cães adoram latir, para eles é algo perfeitamente natural, assim como é normal o falar para nós.

É quando os nossos cães latem demais que se torna um problema para todos e principalmente para os vizinhos. Iremos tentar ajudar compreender os latidos excessivo para tentar um possível ação de solução.
O primeiro passo para modificar o comportamento de um latido excessivo é identificar a razão pela qual o cão está latindo. Depois de identificar a causa, você pode iniciar o treinamento. Segue algumas das possíveis causas:
  • Para alertar os outros membros de seu grupo de um possível perigo iminente.
  • Quando separados de sua familia.
  • Se eles estão presos atrás de algum tipo de barreira como uma cerca ou um portão.
  • Apenas por diversão.
  • Para expressar dominância (filhotes normalmente irão testar você, em algum momento com uma exposição de latidos de dominância).
  • Porque seus donos recompensa os latidos excessivos com gritos ou com sua presença.
  • Por causa do tédio ou falta de estimulação física e mental.
  • Sentirem ameaçados ou por não têm um local apropriado para o descanso
  • Não foram devidamente socializados, se tornam rebeldes e latindo para tudo que é diferente para eles.
  • Para chamar sua atenção.
  • Por estar trancado e isolado. 

Sabe porque seu cão late para o nada? É devido o cão ter sentidos mais agudos no olfato, audição e visão do que nós, provavelmente os latidos pode ser por causa da presença de outros cães a quilômetros de distancia.


Parar os latidos! Mas como?

Ok, agora que identificou umas das possíveis causas que podem levar seu cão a latir, devemos aplicar uma correção para tentar corrigir o problema.

Tente compreender a causa do latido.
Ex.:
Se o cão está latindo com a cabeça para fora do portão, grade ou cercado, pode ser um sinal que não esta gostando do local,  muda-lo de lugar ou aumentar o espaço da sua área pode diminuir os latidos.


Gritar para o cão parar de latir, dar um abraço de conforto ou um tratamento agradável, está definitivamente incentivando seu cão a latir novamente, esses métodos não funciona, isso só lhe dá a atenção que  estava querendo.  Além disso aumenta a excitação para continuar a latir.

Tente deixar claro que seu latido excessivo é inadequado e não receberá qualquer recompensa por esse comportamento.  Lembre-se sempre dessas frases:

Nunca Grite 
Nunca Use a Violência
Nunca Recompense Quando Latir 
Ignore-o, Sempre Que Latir Na Sua Presença
Nunca Incentive latir Para Uma Pessoa, Cão ou Gato.

Um outro bom exemplo, cão latindo quando estamos ao telefone. Quem não passou por isso?  Neste caso podemos tentar usar algumas soluções simples, como mudar sensibilidade do toque do telefone, usar um toque mais tranqüilo(evite toques de telefone com sons de animais como de cães e gatos). 

Para testar essas possíveis soluções, faça o telefone tocar, para o cão manifestar a reação inadequada e ter a oportunidade de dar uma bronca ou mostrar que não esta satisfeito com aquele comportamento. Temos que repetir estes  exercícios varias vezes até obter os resultados desejados, sempre que o cão demonstrar um bom comportamento, faça muita festa  e  recompense imediatamente com petiscos.

Se o cão tiver um adestramento básico, os problemas comportamentais, como latidos excessivos são facilmente controlados, pois seu cão vai olhar para você como um líder e estará ansioso para agradá-lo em qualquer situação. Ensinar o "Silêncio!" ou "Pare!" pode solucionar esse problema. Para saber como treinar vitrifique as dicas(http://camigao.blogspot.com/p/dicas.html) no nosso site ou procure um profissional da área para ajuda-lo.

Lembre-se, os cães são criaturas sociais, quando são separados de suas matilhas (você) pode ficar estressado, vulnerável ou frustrado. Este tipo de latido excessivo é muitas vezes causado por ansiedade de separação.

Ocupe seu cão com exercícios (físico e mental), forneça água fresca, brinquedos de mascar e um lugar agradável e confortável para dormir. 
Se você esta chagando em casa e seu cão começar a latir, você deve ignorá-lo por um tempo até parar de latir, quando parar de latir, volte e recompense(faça festa ou use petiscos).  Entendo que é difícil para muitos donos, ignorar seu cão quando chega em casa, mas de outra forma o seu cão acredita que seu latido é a razão pela qual você voltou.  
Somente vá até ele, se estiver calmo e tranqüilo

"Você deve transmitir uma mensagem clara e consistente para o seu cão em todos os momentos"

Já li muitos artigos e livros comentando para usar um spray de água ou jogar uma lata com pedras para assustar o cão,  para fazer uma associação negativa com o comportamento inadequado. Realmente são métodos que obtem resultados mais rápidos, porém, sou contra e prefiro usar o método de ignorar, pois ajuda o cão desenvolver a parte mental e fazer o cão compreender rapidamente o mau comportamento, esse método evita o cão desenvolver traumas ou ficar amedrontado com tais objetos. Veja alguns exemplos:
  • Spray - Imagina, toda vez que precisar aguar as plantas e o cão estiver perto, ele poderá entender que esta fazendo algo errado, ficar confuso, fugir de você ou até mesmo desenvolver um trauma da sua presença naquele local.
  • Lata ou Garrafa Pet - Tem em todo lugar, é utilizado para guardar alimentos,  tais alimentos que são usados também como complemento alimentar para cães. Imagina se estiver andando com seu amigão na rua ou no park,  e deu aquela vontade tomar uma coca-cola geladinha junto com seu amigão, ao vê-lo com a lata de coca-cola na mão, pode ter uma reação imprevisível (tentar fugir de você ou até mesmo urinar por submissão), sem contar que pode correr de você, atacar uma pessoa com uma latinha ou garrafa pet na mão.
Por esse motivos, sou contra de utilizar métodos que utilizam objetos de uso pessoal ou residencial para adestrar cães. Pense bem sobre isso! Coleiras anti-latido ou citronela podem ser recomendadas, mas minha opinião segue a mesma, pois irá também gerar traumas ao seu amigão.

Se você for um bom líder da matilha, tenho certeza que irá conseguir solucionar o problema rapidamente com essas dicas, onde parar de gritar ou usar qualquer técnica que expressa a violência, será um bom começo.

Bom Treinamento.


Texto publicado por Luiz Pinheiro,
por favor, se for copiar este poste  mencione o author e site.

2 comentários:

Unknown disse...

Muito bom, especialmente sobre não usar latas com pedras pra fazer barulho e uso de água. Isto só serve pra assustar o cão e provavelmente desenvolver traumas.

Unknown disse...

Muito bom, especialmente sobre não usar latas com pedras pra fazer barulho e uso de água. Isto só serve pra assustar o cão e provavelmente desenvolver traumas.

Postar um comentário