Obrigado Por Visitar Cão Amigão!

Nosso objetivo é ajudar entender a psicologia canina e técnicas de adestramento, para ajuda-lo ser um bom dono(líder) e conquistar o respeito e atenção do seu amigão. Sua participação é muito importante para melhorar o conteúdo do site. Partícipe!!!


terça-feira, 24 de maio de 2011

É Impossível Passear Com Meu Cão! Veja as Dicas Para Um Bom Passeio.

Acredito que já escutou muitas pessoas reclamarem sobre algum cão com mau comportamento quando esta fora de casa, saiba que culpa é nossa!

Desde de cedo é muito importante acostumar seu cão a usar coleiras e leva-lo para passear, pois é extremamente importante para a saúde do cão e ajuda socializa-lo com as pessoas, cheiros diferentes, barulhos dos veiculo, lugares diferentes, etc.  e de tabela ajudará sua saúde, pois andar faz bem. No texto a seguir iremos dar dicas de como se comportar em um passeio.

Porém, existe algumas regras que devemos respeitar quando levamos nosso amigão para passear, se utilizar estas regras tenho certeza que terá um bom companheiro de caminhada.

Lembre-se, sempre temos que ter persistência e muita paciência com  o nosso amigão, para isso você tem que estar tranqüilo, se tiver nervoso, deverá adiar esta atividade com seu cão, pois ele irá perceber seu estado desequilibrado, onde você pode causar algum trauma para ele, sem  perceber. 

Aconselho, estar sozinho no ambiente do seu cão, e evitar pessoas ou qualquer distração que faça perder a concentração dele. Antes de iniciar, é claro, precisamos de uma coleira, mas qual coleira usar? irei comentar em um outro artigo "Coleiras" , Bom , chega de papo e vamos para o que interessa:

  • Se você esta utilizando as dicas do nosso site, acredito que já tenha lido os artigos sobre "Matilha e Líder da Matilha", pois ser o líder da matilha é importante para ter o sucesso de qualquer treinamento. 
  • Nunca sair com seu cão sem ter tomado todas as vacinas.
  • Utilizar produtos contra pulgas, carrapatos e piolhos é recomendável, para evitar que contamina o ambiente do seu amigão, quando voltar para casa.
  • Jamais utilize uma coleira que possa causar alguma dor ou desconforto, pois irá gerar um trauma e fará que o cão perca o interesse de passear. No mercado existem vários produtos que duram de 1 mês a 3 meses, como Frontline e Advocate), caso tiver qualquer dúvida, procure um veterinário.
  • É muito importante ter o comprimento correto da guia, que varia de acordo com o tamanho do cão, o ideal é usar uma guia que mantenha seu braço relaxado e o cão próximo a sua perna, permitindo que o cão se mova no máximo 60 cm partindo da sua perna, neste primeiro passo é manter o cão junto a você onde írá ter uma ação rápida para fazer qualquer correção.
  • Muitas pessoas recomenda acostumar o cão do lado esquerdo, bem essa pratica não é muito valida para nossos cães, pois essa regra se aplica aos cães policiais, pois permite o cão estar sempre no campo de visão do policial para evitar qualquer tiro acidental, caso for necessário utilizar uma arma. Permite  também que o cão o proteja caso for atacado. Para os nossos cães recomenda acostumar ambos os lados, imagina você caminhando em uma avenida movimentada, onde temos muita pedestres vindo na sua direção, onde essa direção varia dependendo do sentido que esta, o ideal é manter o cão ao lado oposto do pedestre para evitar qualquer desconforto e dar maior segurança para os pedestre que tem medo dos cães.
  • Sempre que for sair para passear, pegue a guia(coleira), chame a atenção do seu cão falando "Passear ou Sair" para ajudar identificar a hora do passeio.
  • Espere o cão ficar tranqüilo ou de preferência sentado, para que possa colocar a guia, jamais faça isso se o cão estiver agitado ou se estiver pulando em você, caso isso ocorrer, ignore o cão até ele perceber que ficar  parado irá receber o passeio.
  • Evite alimentar quando for sair, sempre que sair de casa, saía na frente, nuca atrás, ele tem que perceber que você esta no comando, caso ele insistir sair na frente, volte para trás até ele deixar você ir na frente.
  • Caso ele mostrar um comportamento muito agitado na rua, fique parado até que ele se acalme para  dar os primeiros passos.
  • Ao caminhar jamais permita que ele vá na frente, caso for, inverta o lado, contrariando sempre o cão, se for para uma lado, vá para o outro, mostre que você é o comandante. 
  • Fique atendo na guia, caso o cão andar com ela esticada não será bom para você e muito menos para ele que acabara tornando um passeio desconfortavel e desgastante, caso isso ocorrer pare toda vez que esticar a guia, ao parar o cão receberá o tranco e irá compreender que não deve esticar a guia.
  • Procure falar com seus cão quando estiver passeando, sair(fale sair), ir para a calcada(fale calçada), parar quando ver um carro(fale pare), quando estiver junto(fale junto), atravessar a rua(fale atravessar), chegar em casa(fale casa). Isso ajudará o cão aprender cada situação facilitando o caminhar.
  • Tente levar alguns petiscos junto com você, irá ajudar atrair a atenção do cão em você quando estiver andando, de o petiscos quando demonstrar um bom comportamento, para compreender que esta fazendo algo correto ou quando obedecer um comando durante a caminha, como por exemplo "pare".
  • Nunca ande sem coleira, por mais que tenha confiança no seu cão, durante a caminhada tem muitos cachorros de rua que podem chamar a atenção e poderá perder o controle da situação caso seu cão for atacado. Também, podemos ter a situação de um veiculo vir na direção e não ter tempo de tomar uma ação, isso pode ocorrer por exemplo em uma garagem(saída e entrada de veículos), onde precisará da guia para puxar o cão rapidamente.
  • De preferência, caminhar de manhã ou a tarde, nunca nos dias muito quentes para não prejudicar a saúde do seu cão, ande também durante a noite para acostumar com o ambiente noturno, com os faróis dos veículos e a iluminação noturna.
  • Caso encontrar algum cão na rua, e vier em sua direção mantenha calma,  ande com uma postura firme, não é necessário chutar ou demonstrar qualquer reação de ataque, isso somente irá piorar a situação, caso seu cão se mostrar agressivo corrija na hora, nunca estimule qualquer agressivade quando seu cão estiver fora de casa, não corra, mostre que você não apresenta nenhuma ameaça,  geralmente os cães de ruas não apresenta perigo por já estar acostumado com as pessoas em volta, respeite o território deles, evite falar ou olhar nos olhos do cão, continue andando normalmente até que a situação volte ao normal. Para os cães pequenos, evite pega-lo no colo, ao fazer isso irá deixar seu cão em uma situação de conforto, ele ficará mais forte e seguro aumentando a possibilidade de enfrentar o cão que esta próximo e colocando você em uma situação delicada, faça que o cão caminhe com você ignorando o cão que esta próximo, caso for necessário utilize seu corpo para proteje-lo  e evitar o olhar fixo ente eles.
  • Varie sempre os horários de passeio, respeite o físico do seu cão, uma boa dica é observar a língua se esta caída e se o cão esta muito ofegante, caso perceber, pare e espere o cão se recuperar.
  • Tente mudar os trajetos, para não virar uma rotina, isso ajudará também a criar diferentes rotas, umas mais tranqüilas e outras mais pesadas, com subidas e obstáculos.
  • Torne o passeio desafiado, tente dar algo para seu cachorro tentar carregar, pode ser uma bolinha, um brinquedo que ele goste, faça seu cão se sentir importante.
  • Ao chegar em casa, (fale casa). lembre-se sempre você tem que ser o primeiro a entrar, para mostrar que você é o líder do território.
  • E claro, levar sempre uma sacolinha para pegar as necessidades do seu cão. seja educado, seja um bom cidadão.

Sei que quando chegamos em casa após o trabalho, queremos descansar, mas pense no seu cão, ele ficou o dia inteiro esperando por você para uma unica oportunidade de estar junto com seu dono. Reserve alguns horas com ele, não deixe a preguiça vencer você. Pegue a guia e saía para passear, mas faça um passeio de pelo  menos 30 minutos, se preferir leve um aparelho de MP3 para escutar, ajude seu amigão ter uma vida mais saudável e fazer que ele tenha uma noite calma, sem latidos e bagunças no quintal.

O caminhar faz muito bem para nós, lembro que quando inicie os passeios com meu amigão, quase não conhecia direito a vizinhança, lojas, ruas, etc. Depois de um tempo já conhecia muita bem meu bairro e acabei conhecendo toda a rotina do bairro(horários de funcionamento das lojas, nome das ruas, etc). É incrível o poder que esse animais tem em chamar atenção das pessoas quando bem comportado. Hoje levo ele para tudo qualquer lugar, todos os conhecem e sabem que não apresenta qualquer ameaça, por exemplo se vou na quitanda, ele fica me esperando no lado de fora, pois sabe que vai ganhar um recompensa quando voltar, uma maça, uma banana, etc. e de tabela aprende a se comportar em situações que não pode me acompanhar. Caso seu cachorro for agressivo com pessoas estranhas, nunca deixe-o sozinho, esse conselho só vale para os cães que não apresenta qualquer ameaça.

Bem, espero ter ajudado um pouco com este assunto, cachorro cansado é cachorro feliz.
Bom Passeio!!!



Texto publicado por Luiz Pinheiro,
por favor, se for copiar este poste  mencione o author e site.









1 comentários:

Carol disse...

Olá, eu tenho uma cadela de porte grande. Ela sempre fica muito, muito, ansiosa quando vamos passear.
Quando ela era filhote eu ainda conseguia lidar com a ansiedade, afinal ela era menor.
Porém agora ela já está bem maior e o comportamento ao passear não mudou. Puxa muito a guia no começo e o pior, quando vê outros cães nos portões das casas ela vai desesperadamente até eles, puxa, late, arrasta e faz escândalo.
Ultimamente apenas meu pai tem conseguido passear com ela seu eu passear com ela, sou arrastada.
Tem mais alguma dica que você poderia me dar ou apenas com um adestrador mesmo?
E além disso, há algum treinamento que eu possa fazer com ela em relação a ignorar outros cães quando estamos passeando?
O post foi muito interessante, tentei todas as dicas, mas ela ainda está terrível pra passear.

Postar um comentário