Obrigado Por Visitar Cão Amigão!

Nosso objetivo é ajudar entender a psicologia canina e técnicas de adestramento, para ajuda-lo ser um bom dono(líder) e conquistar o respeito e atenção do seu amigão. Sua participação é muito importante para melhorar o conteúdo do site. Partícipe!!!


terça-feira, 31 de maio de 2011

Seu Cão Cumprimenta Você Com Pulos?

Esse é um típico problema que apresenta na maioria dos cães seja um filhote ou um cão adulto,  mas é algo muito comum para eles. Desde de cedo os filhote aprendem pular na mãe para poder mamentar, quando ficam mais velhos, pulam para brincar, chamar sua atenção ou para alcançar algo do seu interesse.

Quando adotamos um cão, devemos não estimular o pulo, desde de filhotes, precisamos mostrar
que esse comportamento é errado, sei que muitos adoram ver os filhotes pularem por achar engraçadinho, mas lembre que seu filhote irá crescer, principalmente se esse filhote for uma raça de grande porte podendo derrubar, sujar duas roupas ou até mesmo machucar alguém, depois não adiantar reclamar ou culpar o cão, pois foi você que  incentivou e  mostrou que o pulo é algo “legal ou engraçadinho”

Toda vez que que seu cão pulou em você e respondeu dando um grito ou com um tapinha na cabeça, você fez seu cão associar esta prática com uma experiência positiva. Seu cão pode estar buscando  sua atenção e esse método (pulando em cima de você) tem dado resultados positivos.  Cães sempre vão pular, porque  estão animados pela nossa presença ou raras ocasiões, o seu cão pode pular para tentar afirmar dominância sobre você.

Qual  a melhor forma corrigir esse problema?

  • Ignorar o cão, mas uma vez insisto nesta técnica e recomendo não usar algo diferente como colera de choque, spary de água, lata de pedras, qualquer violência (chutar ou bater no focinho).  Esse métodos somente irá afastar o cão de você. Tenho certeza, que as técnicas abaixo irão ajudar melhorar o comportamento do seu amigão.
  • Começar a treinar seu cão, o mais cedo possível, é sempre um bom começo(ficar, sentar, deitar).
  • Se  perceber que o cão está se preparado para pular em você, vire as costas para ele, evite o contato visual, finja que ele não esta ali, tentar entrar para dentro de casa sem interagir com ele ou fazer qualquer gesto que chame a atenção do seu cão.  Espere o cão se acalmar, para se aproximar novamente e recompense(carinho ou petisco) em caso de bom comportamento.
  • Quando chegar em casa e o cão receber você parado ou sentado, recompense com carinho ou petiscos, deixando claro  que esse é o comportamento ideal para conquistar sua atenção.
  • Sempre que for alimentar o cão, jamais deixar  pular na comida ou em você, caso isso acorrer, recue e epere alguns minutos para tentar novamente. 
  • Toda vez que for da algo para ele(petiscos ou brinquedos), faça o receber sentado, evite qualquer agitação ou que pegue algo da sua mão. 
  • Quando chegar alguma visita na sua casa, peça que ajude ignorar o cão, caso pular. Isso irá ajudar reforçar  o aprendizado.
  • Evite que o cão pule no portão quando chegar em casa, caso isso ocorrer tente afastar do portão até ele parar de pular(uma hora ele cansa , rs),  isso fará que o cão entender que o pulo afasta você dele e não é boa forma de recebe-lo ao chegar em casa. 
  • Toda vez que o cão pular em você, dele uma bronca( diga não ou use um som que entenda que esta fazendo algo errado).
  • Paciência, muita paciência para o sucesso do treinamento, lembre-se que o cão precisa de tempo para assimilar essas técnicas e começar dar resultados.

Bom Treinamento,


Texto publicado por Luiz Pinheiro,
por favor, se for copiar este poste  mencione o author e site.




0 comentários:

Postar um comentário