Obrigado Por Visitar Cão Amigão!

Nosso objetivo é ajudar entender a psicologia canina e técnicas de adestramento, para ajuda-lo ser um bom dono(líder) e conquistar o respeito e atenção do seu amigão. Sua participação é muito importante para melhorar o conteúdo do site. Partícipe!!!


quarta-feira, 1 de junho de 2011

Como Escolher Um Cão

Ter um amigão em casa que seja capaz de dar vitalidade, alegria e afeto,  parece ser cada vez mais uma necessidade nestes tempos. Mas, para que a relação entre homem e cão seja uma boa experiência, isto é, de tal forma que a convivência leve ao bem-estar, tanto do cachorro como dos donos, é indispensável que o animal seja acolhido corretamente, cuidado e adestrado do melhor modo. Isto refere-se a todos os cães. 

Pense muito, muito bem antes de comprar ou adotar um cão, pois precisará de tempo para cuidar, esteja preparado para mudar um pouco sua rotina,  fazer algumas mudanças na sua casa, entendemos que todas as pessoas que adotam um filhote, planejaram sua chegada e estão dispostas a mudar a sua rotina do dia-a-dia, lembra-se que você tirou ele da matilha(família) e agora ele fará parte da sua matilha e garantir condições que propicie o bem estar do seu cão por muito tempo.

Todo cão, adora mastigar/morder e irá roer objetos da sua casa, tenta fazer uma inspeção do local onde cão ficará. Remova todos os objetos que o cão pode estragar ou mesmo causa algum perigo para ele.(plantas leitosas, produtos de limpeza, veneno de rato, etc).

Responsabilidades do Proprietário
  • Alimentação adequada
  • Higiene do ambiente e do animal para evitar parasitas
  • Conhecer os períodos de desenvolvimento do animal e características comportamentais como socialização, reprodução, defesa de território.
  • Conhecer as características da raça do seu cão.
  • Cães são animais de matilha e necessitam de um líder, lembre-se que você terá que ser o chefe!
  • Socializar seu animal com os da mesma espécie, ou outros animais com quem ele possivelmente irá conviver.
  • Socializar com amigos, parentes e outros ambientes diferentes do seu local de permanência.
  • Educar e adestrar SEMPRE!
  • Passeios diários SEMPRE! (após receber todas as vacinas)
  • Não estimular a agressividade canina e maus hábitos que não gostaria de ver em seu cão.
  • Não deixar o cão dentro do carro ou locais fechados por longos períodos  
  • Vacinação e prevenção de doenças - vermifugação
  • Atendimento veterinário periódico.
  • Um bom local para dormir 


QUE RAÇA ESCOLHER

Embora possa parecer banal escolher a raça (se se decidir por um cão de raça), na realidade, muito importante para evitar futuros problemas. Se tiver criancas, convem cães que, geneticamente, demonstraram ter um caracter equilibrado e paciente; se desejar oferecer um cão para lhe fazer companhia, não se deve levar para casa um pastor alemão ou um rotweiller, mas sim um Labrador / Golden, por exemplo.

No momento de se decidir, e importante ter em consideração o tempo que possa dedicar: o cao e um animal com um instinto forte de matilha e sofre se ficar sozinho; necessita de saidas regulares e de passeios (inclusive sabádos e domingos, mesmo que chova e faça frio). Deve ser alimentado de forma regular, se tiver pelo longo, costuma perder uma grande quantidade nas mudanças de estação. Resumindo, é necessário fazer coerente a escolhar, uma escolha correta irá proporcionara enormes satisfações.

Se for comprar, exija um cão com pedigree, um certificado equivalente a uma espécie de bilhete de identidade para cães que fornece informação util sobre a estatura ou comportamento que se pode esperar do novo companheiro no futuro. Caso quiser um cão calmo para lugares pequenos ou para idosos, prefira os cães de baixa energia, para saber verificar o guia de raças.

Um "vira-lata", é sempre uma surpresa por causa das suas misturas de raça e muitas vezes, costuma sofrer traumas psicológicos e físicos de diversos tipos. Por outro lado, costumam fazer dele um cão particularmente sensível, de generosidade incomparáveis e de dedicação fiel e constante, ao ponto de conseguir sua simpatia e afeto como eternos companheiros.

Se escolher um cachorro de raça ou se optar por um cachorro "vira-lata", uma das primeiras coisas que se deve fazer, depois da adoção, e uma visita ao veterinário: devem controlar-se as vacinações do cão, se for proveniente de um criador, terá todas as informações das ultimas vacinas. Caso for "vira-lata" ou cão de rua, procure um veterinário para desparasitação, e adquirir uma carteirinha de vacinação. 

Lembre-se, o cão que nos acompanhara durante anos(media de vida de um cão é 10 a 12 anos) não deve ser cuidado por uma criança e deverá ser supervisionado sempre por você, para evitar qualquer problema durante a socialização.



CRIADOR


Se se desejar adquirir um cachorro de raça, deve exigir do criador alguma documentação que esteja de acordo com os padrões da raça especifica. O ideal é procurar um criador qualificado e obter Pedigree.

Quando se encontrar nas instalações do criador, deve reparar na limpeza do lugar e na forma como trata os animais. E fundamental adquirir um cão saudável, se for possível, escolher na companhia de um veterinário de confianca ou pedir ao criador um certificado do exemplar adquirido, documento que pode ser muito util no caso de surgirem problemas.

Pedigree - é o nome do documento que atesta e garante que um certo animal seja de determinada raça, pois, nele está a árvore genealógica do animal, ou seja, os seus pais, avós e bizavós, além dos títulos, caso algum deles tenha sido campeão, a sua linha de sangue e o nome do criador. Os cães que possuem pedigree são mais caros, pois, os que não o possuem não têm passado e tampouco uma garantia a respeito da pureza da raça, temperamento e defeitos físicos.





OS PADRÕES DA RAÇA


Os padroes de raça são o conjunto de caracteri­sticas fi­sicas e psi­quicas indispensaveis para catalogar um cão como "raça pura", portanto, para tornar possível a sua participação em exposições. Se não tiver intenção de fazer o nosso companheiro participar nesse tipo de acontecimentos, não e imprescindível pedir que o animal que vamos adquirir tenha exatamente as especificações do padrão da raça. 


Cães de Rua ou "Vira-Latas"


Quem desejar adotar um cão com estas caracteri­sticas basta olhar os anúncios que aparecem regularmente nos jornais,  lojas de animais, clínicas veterinárias ou basta perguntar aos vizinhos.
No entanto, certificar-se sempre o estado de saúde do animal por meio de uma consulta imediata ao veterinário. Um cão com problemas graves de saude irá consumir muito mais seu tempo, dedicação, consultas veterinárias, e claro gerar muito mais gastos.


MACHO OU FÊMEA?

O macho tem geralmente um caracter mais independente do que a fêmea; e tambem mais teimoso e em muitos casos menos equilibrado. Quando sentir uma cadela nos peri­odos de cio, irá tentar satisfazer o seu instinto, ao ponto de sair correndo pela porta, pular o portão ou ficar o dia inteiro correndo de um lado para o outro. Os machos maiores são dotados de uma força e de um caracter notáveis e mal adestrados são difíceis de controlar, mas a castração pode resolver esse problema e principalmente a marcação de território.
.
A femea e mais doce, esta mais ligada a  casa, mas tem o inconveniente do cio, que se apresenta duas ou três vezes ao longo do ano; nesses peri­odos, a cadela deverá ser vigiada para evitar gravidezes indesejadas. Cuidado, nada e impossível para um cão no cio, e uma cadela com pedigree pode facilmente rejeitar um companheiro da sua raca e aceitar "vira-lata" vizinho  com o tamanho muito diferente do dela!

Não esqueça também de que a decisão de ter um casal de cães formado por um macho e por uma fêmea implica muitos problemas: o macho pode tornar-se agressivo para defender a femea em cio, o cio de uma femea será particularmente esgotante para os que vivem em casa. Convem ponderar com muita atenção esta fase.


ALGUMAS COISAS DEVEM SER CONSIDERADAS ANTES DE ADQUIRIR UM CÃO.

  • Seja consciente na adoção para decidir o tipo de cão(tamanho, raça, comportamento)
  • Um cão vive em média 12 anos.
  • Cães são muito saciáveis e ligados as pessoas, precisa de companhia constante.
  • Observar bem os hábitos anteriores que o cão mantinha na sua "casa" antiga, (isto se adotar de um vizinho), com certeza irá ter o mesmo comportamento no seu novo lar,
  • Quais os alimentos (ração) que deve ser dada ao animal? E suas quantidades nas diferentes épocas de seu desenvolvimento? Respeite os conselhos do seu veterinário ou do fabricante(verifique no verso das embalagens ) a porcentagem e o período correto de cada alimentação.
  • Cão gera despesa, esteja preparado para gastar em média R$700 reais por ano.
  • Gosta de viajar, poderá levar seu cão? Terá alguém para cuidar durante este periodo?
  • Terá tempo suficiente para brincar, caminhar, gastar a energia do seu cão todos os dias?

Bem, esperamos ter ajudado em alguns pontos, para ter sucesso o planejamento e a conversa entre os familiares é o sucesso para a adoção do cão. Tenho certeza que todo dono dedicado, será recompensado em dobro pelo seu amigão, pois a companhia e o carinho que eles tem por nós é inexplicável.




Texto publicado por Luiz Pinheiro,
por favor, se for copiar este poste  mencione o author e site.

0 comentários:

Postar um comentário