Obrigado Por Visitar Cão Amigão!

Nosso objetivo é ajudar entender a psicologia canina e técnicas de adestramento, para ajuda-lo ser um bom dono(líder) e conquistar o respeito e atenção do seu amigão. Sua participação é muito importante para melhorar o conteúdo do site. Partícipe!!!


quarta-feira, 27 de julho de 2011

Seu Cão Tem Medo de Fogos ou Trovão?


O seu cão procura a sua proteção com barulhos de raio?  Será que ele se esconde debaixo da cama quando a chuva começa a cair? Para alguns pode parecer engraçado, mas é um sinal de que o seu cão tem fobia de tempestades.


Alguns donos estão dispostos a simplesmente ignorar sintomas de fobia de tempestade como esconder-se, tremores, uivos, etc.  Nos casos mais graves, porém, cães em pânico começaram a roer moveis, chorar, quebrar janelas durante as trovoadas.  Em ambos os casos, o comportamento é um sinal de fobia.


Causas

Fobias de tempestade são um dos problemas comportamentais mais comuns que os donos enfrentam, mas sua origem não é totalmente óbvia.  Os estudiosos de comportamentos ainda não sabem ao certo da parte da tempestade que assusta mais, se eles reagem à luz do relâmpago, ao som do trovão, ao vento a soprar ao redor da casa, ou o som da chuva no telhado.  Alguns cães chegam a uivar cerca meia hora ou mais antes de uma tempestade.  Eles podem reagir a uma queda súbita na pressão atmosférica ou à carga eléctrica do ar
.
Um artigo na Julho / Agosto de 2001 emissão do Journal of the American Animal Hospital Association descreve uma sondagem pela internet aos donos de cães com fobia às tempestades.  Os autores descobriram que algumas raças podem ter mais predisposição para a mesma.  Cães de pastoreio, como Collies, Pastores Alemães, e hounds, como beagles e basset hounds, parecem ser mais susceptíveis de desenvolver uma fobia do que outras raças.

A fobia também é comum em raças desportivas e de trabalho.  O estudo sugere que esta tendência pode ser explicada em termos de genética canina.  Por exemplo, cães de pastoreio foram criados para reagir rapidamente aos estímulos, mas nunca para ser agressivo.  Pode ser que os cães de pastoreio tenham uma forte reação à surpresa de ruídos e luzes de uma tempestade, mas eles reprimem qualquer resposta agressiva, causando ansiedade.

O estudo também mostrou que cães resgatados,  adotados ou em abrigos associações também podem ser mais propensos a desenvolver fobia de tempestades.  O artigo sugere que estes cães são mais susceptíveis de terem tido experiências assustadoras antes de serem adotados.  Eles podem ter sido abusados ou abandonados por um antigo proprietário, ou eles podem não ter sido bem socializados ou expostos a uma ampla variedade de condições e sons inadequados.  Estes tipos de experiências podem tornar os cães mais ansiosos e propensos a todos os tipos de fobias
.
O que fazer

A sua melhor aposta para ajudar seu cachorro a superar seus medos à trovoada é de falar com o seu veterinário.  Ele ou ela pode ajudá-lo a desenvolver um programa para a sua reconversão progressiva, gentilmente ajudá-lo a adaptar-se às tempestades através da modificação do comportamento.  Tecnicamente chamado "dessensibilização sistemática", isto envolve expondo os cães com fobia a uma tempestade suave, muito suave, como uma gravação de trovão ou uma luz a piscar, recompensando o cão com atenção, e outros esforços positivos apenas quando não há evidências de ansiedade.  Ao longo do tempo, a intensidade do estímulo é aumentada, e só o comportamento calmo é recompensado.  Você deverá receber orientação profissional, quer junto de um veterinário ou de um veterinário especialista em comportamento, antes de iniciar este processo.  Se você introduzir estímulos assustadores rapidamente, o seu cão pode não exibir a fobia, o que poderia piorar o problema.

Se esta terapêutica não tiver resultado, existem algumas receitas que podem ajudar.  O seu veterinário pode prescrever um dos vários medicamentos existentes para ajudar o seu cão permanecer calmo durante tempestades.  Você pode também certificar-se de que o seu cão tem um ambiente aconchegante, para onde ele se possa retirar quando o tempo for demasiado assustador, por exemplo uma boa casinha para ele se esconder, pode ajudar, ou usar cobertores debaixo da sua cama para dar uma local seguro para ele.  É fundamental que ele sinta protegido.

Um cão em pânico, pode destruir a casa toda, por isso as vezes vale a pena abrir a porta da sua casa em dias de tempestade para dar uma local seguro para eles. O mais importante, é que seja tratado calmamente quando ele tem medo.  Nunca o deve repreender ou castigar quando ele está com fobia.  Em vez disso, basta ter calma e fornecer-lhe um abrigo, um lugar familiar onde ele se possa sentir seguro até que a tempestade passe.

0 comentários:

Postar um comentário